MANUTENÇÃO

    Dica da Mecânica Anselmi,

Você sabia que um motor normal utiliza cerca de 3500 litros de ar por minuto?Pois é, mas todo esse fluxo de ar precisa ser filtrado, pois as partículas de poeiras e outros detritos suspensos no ar reduziriam drásticamente a vida útil do motor. Prejudicando componentes como válvulas, pistões e cilindros, por exemplo. Sem falar no acumulo de sujeira no sistema de injeção.

  HIGIENIZAÇÃO
DE AR CONDICIONADO
 AUTOMOTIVO

 

  No clima quente brasileiro, o ar-condicionado é um acessório cada vez mais valorizado pelo motorista. Ainda mais nas grandes cidades, onde se passa longo tempo dentro do carro por culpa do trânsito. Portanto, é fundamental dar atenção à limpeza do aparelho, não deixar passar o período de higienização (que deve ser feita a cada seis meses) e realizar a manutenção, que envolve troca de filtro, óleo e outros componentes, a cada 30 mil km rodados.

      FILTRO DE AR
 

     Os filtros são peças-chaves para o bom funcio-namento do veículo. São eles que fazem essa máquina trabalhar corretamente, retendo impurezas presentes no ar, combustível, lubrificante, entre outros. Muitas vezes, por falta de tempo, ou até por questões econômicas, os cuidados com o carro acabam sendo deixados de lado. Pouca gente sabe, mas se o veículo estiver bem regulado e dentro dos padrões mínimos exigidos, ele se tornará mais econômico, menos poluente, e certamente não dará maiores dores de cabeça a seu proprietário. E afinal, que motorista vai querer ficar na mão?

      LIMPEZA DE BICOS
 

      O que é bico injetor - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.